Central de Notícias

jornalista Guilherme Guidorizzi

Programas infantis

O SBT completa 26 anos no domingo. Por isso, o ‘Central’ está com uma série de tópicos, relembrando programas que fizeram sucesso nessas quase três décadas no ar. Hoje é a vez dos programas infantis, uma das marcas da emissora, até o início dos anos 90.

Foi no dia de sua inauguração – 19 de agosto de 81 – que entrou no ar o primeiro programa infantil do canal: “Bozo” (ao lado). O palhaço de cabelos vermelhos e roupa azul teve vários intérpretes nos 10 anos em que ficou no ar. O mais famoso Bozo foi Luis Ricardo. Arlindo Barreto e Marcos Pajé também vestiram a roupa do personagem. O programa saiu do ar em 91, pela morte do último ator que viveu o palhaço: Décio Roberto.

Em 87, a emissora passa a investir ainda mais no gênero, com as estréias do “Show Maravilha”, com Mara, em maio, e da “Oradukapeta”, com Sérgio Mallandro, no mês seguinte. Em 88, Simony estréia o “Dó Ré Mi Fá Sol La Simony” (abaixo) e em 89, o “Show da Simony”. A novata Mariane debuta na TV em 89, no “Dó Ré Mi Fá Sol La Si com Mariane”, e no ano seguinte, ganha o comando do “Mariane”. Com isso, o SBT chegava no último ano da década de 80, com cinco programas infantis diários, um recorde absoluto.

Já os anos 90, ficam marcados por extinções de programas e novas contratações. do-re-mi.jpgSimony, Mariane, Mara e Sérgio Mallandro deixam a emissora, num período de quatro anos. Eliana, ex-integrante do Banana Split, estréia como apresentadora infantil à frente do “Festolândia”, que dura pouco tempo. A loirinha passa a comandar a “Sessão Desenho”. Em 93, dá uma guinada ao estrear o “Bom Dia e Cia.”, que em 96, muda de nome para “Eliana e Cia.”. A apresentadora sai do SBT em 98, e Jackeline Petkovick assume seu lugar. Com isso, a atração volta a se chamar “Bom Dia e Cia.”.

Antes, porém, Angélica é contratada e apresenta por quase três anos, a “Casa da Angélica”, fazendo personagens satirizando figuras como Jô Soares e Ofélia Anunciato. Vovó Mafalda, interpretada por Valentino Guzzo, chegou a ter dois programas após a extinção do “Bozo”: “Sessão Desenho” e Dó Ré Mi”. Não podemos esquecer do TV Powww”, que teve vários apresentadores, entre eles, Luis Ricardo e Mara, e era um game-interativo. E da anual “Parada do Dia das Crianças”, onde o elenco do SBT desfilava em carros abertos, pelas ruas de São Paulo.

A tradição de programas infantis é revitalizada com “Disney Club” em 97. No elenco, Diego Ramiro como Juca, o garoto-gênio que põe no ar uma TV pirata. O programa sai do ar em 2001 e volta no mesmo ano, com outro nome: “Disney Cruj”. Dois anos depois, Jackeline é substituída por Jéssica Esteves e Kauê Santin (ao lado), no “Bom Dia e Cia.”. bom-dia-companhia-4.jpgEm 2005, nova substituição. Saem Jéssica e Kauê e entram, Priscilla Alcântara e Cássio Yudi, junto com a professora Ítala, que deixa o programa em 2007.

Fora as novelas e os programas infantis, com apresentadores, a emissora exibiu outras atrações voltadas para as crianças, como “Clube do Mickey” e sessões de desenhos – “Carrossel” e “A Hora Warner”, foram algumas delas.

2 comentários em “Programas infantis

  1. Pingback: Dia das Crianças | CENTRAL DE NOTÍCIAS

  2. Milena
    15 de maio de 2011

    adorei mt saber disso td so qria t visto as fotos da prof. itala o kauê e a jéssica hj

Deixe um comentário

Categorias