Central de Notícias

jornalista Guilherme Guidorizzi

Momento saudade – Agepê

O carioca Antônio Gilson Porfírio, nome verdadeiro do sambista Agepê, nasceu em agosto de 1942. Antes da fama, foi técnico projetista da extinta empresa telefônica do Rio de Janeiro. Seu apelido surgiu da união das iniciais de seu nome. Em 75, se iniciou na carreira artística com o samba “Moro Onde Não Mora Ninguém”. Porém, apenas em 84, descobriu a fama, com a música “Deixa Eu Te Amar”, tema da novela “Vereda Tropical”. A canção fez com que Agepê se tornasse um dos sambistas mais importantes dos anos 80.

Agepê vendeu com a canção mais de um milhão e meio de cópias e iniciou a fase de cantores românticos, que misturava sensualidade. O sambista foi integrante da ala de compositores da escola de samba Portela e fez sucesso com outras músicas como “Cheiro de Primavera” e “Cama e Mesa”. Infelizmente, a carreira de Agepê foi interrompida em 30 de agosto de 95, vítima de cirrose, aos 53 anos.

VÍDEO: Relembre Agepê cantando seu grande sucesso “Deixa Eu Te Amar” no programa “Qual é a Música”, em dezembro de 1989.

30 comentários em “Momento saudade – Agepê

  1. Vitória Regina Martins
    24 de janeiro de 2023

    ontem procurando ouvir boas músicas para vir o sono encontrei 60 músicas do meu ídolo agp

  2. Elza Lamounier Gregório
    19 de janeiro de 2023

    Saudades eternas meu verdadeiro ídolo ❤️

  3. Felipe
    17 de dezembro de 2015

    Ah cara, o Agepê era gay com certeza. Além da confirmação de quem o conhecia, basta observar a pinta dele. Na quebrada de ombros, no tchauzinho. Veja os vídeos do Youtube, como “A merce do teu amor – 1988”. Ou seja, mais um exemplo de os homosexuais estão entre os mais talentosos artistas.

    • José Carlos
      24 de setembro de 2016

      Agepê foi casado com a professora Myrtes e deixou um filho Marcelo, hoje advogado. Quando morreu ele já era separado, e quanto ao fato de ele ser ou não gay, não existe confirmação nenhuma de pessoas ligadas à ele, inclusive já o vi no aeroporto do Galeão dando uns beijos bem acalorados numa gata linda que desfilava de mãos dadas com ele. E se era gay não existe nenhum demérito nisso.

      • PAULO HENRIQUE BRANDAO
        29 de julho de 2023

        Era gay sim, num meio hostil a orientações sexuais divergentes. Conheci um namorado dele, meu cunhado à época.

    • M M
      12 de janeiro de 2023

      Muito bom ser homosexual né Fe?

  4. joao roberto
    30 de outubro de 2015

    É verdade que agepe era homossexual? Aliás,o que nada tem a ver com o seu grande talento, é só curiosidade.

    • Zezinho
      7 de julho de 2023

      Sim Agepê era gay, em verdade era bissexual. Digo isso porque conheci ele na casa do namorado dele, que ainda hoje é meu amigo. Mas tudo na maior discrissão. Quanto a ser casado com mulher e ter filho, não significa absolutamente nada. Tem muita gente boa e famosa que leva uma vida dupla. E em algumas vezes, até a própria mulher sabe. Olha o caso do Gugu Liberato que veio a tona, dava mais do que chuchu na serra, mais tem filhos e era casado.

  5. paulo s costa costa
    7 de maio de 2014

    agepe que saudades daquela época, suas canções sao hinos, lembram daquela MOÇA CRIANÇA, que canção linda…enfim todas…

  6. Arlindo Oliveira
    30 de janeiro de 2014

    eros fidelis da portela canta tributo a AGEPÊ / na lona

    vista alegre dia 15/02/2014 /21h.

  7. maria jossi baptista lencina
    14 de novembro de 2012

    Sambista de luxo que ja nao existe, nao e como hoje em dia que se encontra a punhado ate embaixo das pedras, em qualquer esquina, Made in China cantando banalidades. O grande mestre ganhou sua carreira por seu talento, com suas letras e sua garganta de ouro transmitia emoçaoe sobretodo transmitia amor. O grande mestre quando chegue minha hora espero poder reencontrar-me contigo no paraiso lugar onde con toda certeza estaras para sempre.AGP Te AMMMMMO!!!!!!

  8. isaura nice
    29 de setembro de 2012

    pessoal hoje mesmo ouvi em uma radio uma das músicas desse inesquecivel cantor,e me fez recordar minha adolecência,o nome da musica é[menina dos cabelos longos] aprecio as musicas dele tbm.abraços…!29/09/2012 às 19:40

  9. JOSÉ MARIO TAVARES.
    25 de junho de 2012

    GAOSTARIA DE RECEBER O ALBUN DO AGEPE

  10. ceci tavares
    19 de dezembro de 2011

    agepe foi casado com a professora myrtes e deixou um filho marcelo, hoje advogado…quando morreu ele ja era separado. eu trabalhei com a myrtes

  11. Deley
    8 de agosto de 2011

    O sambista Diogo Nogueira regravou alguns sambas que fizeram grande sucesso com o Agepe , como DEIXA EU TE AMAR e ME LEVA , e outro dia em entrevista no progama do Jô ele cantou estes sambas, porém, nem se quer citou o nome do Agepê , isso eu achei muito ruim por parte dele , pois o Agepe nunca poderia deixar de ser lembrado…

  12. Tavares
    16 de julho de 2011

    Saudades das bôas músicas! Grande Agepê precisa ser mais lembrado!

  13. alex torres
    28 de maio de 2011

    gostaria de saber se há alguma entrevista em video com o mestre Agepe.

  14. gilson
    15 de fevereiro de 2011

    gostaria de receber informacoes a respeito do sambista agepe e como comprar seus discos.

  15. LUIS CARLOS
    12 de janeiro de 2011

    NEUZA eu TAMBEM,PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE ESSE GRANDE SAMBISTA.

  16. LUIS CARLOS
    12 de janeiro de 2011

    AGEPE FOI É e SERÁ,UMA FIGURA MARCANTE EM NOSSAS VIDAS PRINCIPALMENTE,AOS Q SABEM APRECIAR UM BOM SAMBA.VIVA AGEPE O REI DO SAMBA ROMANTICO.

  17. alex torres
    12 de novembro de 2010

    pra mim o maior de todos no genero, gostaria de saber se deixou filhos.

  18. eros fidelis da silava
    5 de agosto de 2010

    estou lançando meu novo cd APITO FINAL, e tenho tido a honra de ser comparado ao AGEPÊ, que foi o maior vendedor de discos de samba deste país.
    aos amigos que puderem me honrar com sua audição basta entrar no YOUTUBE EROS FIDELIS, pra ouvir minhas novas músicas.
    abs do canto EROS FIDELIS DA PORTELA.

    • Deley
      8 de agosto de 2011

      Parabéns Eros , realmente há uma grande semelhança , mais seu talento também é muito grande , bom saber que ainda temos compositores que nos fazem lembrar o talento e o estilo do saudoso Agepê . Um abraço

      Deley

  19. Ricardo
    6 de junho de 2010

    Gosto muito de Agepê, ocorreu de um dia eu ouvir mama de AgepÊ e uma amiga minha baixou o marujo, e começou a dançar a mama

  20. Paulo
    14 de maio de 2010

    Simplesmente Ô Sambista. Um talento divino. Voz incomparável.

    Tenho todas as suas musicas e escuto com muita frequencia.

    Continuo muito fã do Agepê. Uma perda irreparável!

  21. NEUZA NASCIMENTO
    28 de setembro de 2009

    GOSTARIA TB SABER SE O GDE CANTOR COMPOSITOR AGEPE FOI CASADO, SE DEIXOU ALGUM FILHO PRA CONTINUAR CARREIRA DO PAI. SALVE O GDE AGEPE !…..

  22. carla christian gomes de mendonca
    8 de julho de 2009

    oi amigo gostaria de saber se voce tem disponivel,algum arquivo sobre alguma viagem do agepe pelo amazonas na decada de 70,e se ele tem algum familiar vivo, ficarei muito grata se puder me ajudar.
    OBRIGADA atenciosamente

    Carla Crhistian

  23. juba mv
    31 de julho de 2008

    oi amigo gostaria de sabe c vc dispoi de algumas musicas do agepe ,pois nao as encontro em lugar nenhum ,sao elas,bandeira da fe ,clara claridade ,viva samarina ,mama ,gostaria muito de telas sou um super fa do agepe ,vem deis de pequeno erdei o gosto pelas musicas desse grande cantor e compositor ,tenho 3 a 4 vinis dele ,bom e isso c puder me ajuda fico muito grato abc e viva o grande agepe

    • Rangel Diniz
      16 de junho de 2010

      Amigo entre no 4 shared que vc encontra todas elas no mais fino áudio e de ótima qualidade,abraços e curta como eu o saudoso Agepê…

    • Mauricio A. Silva
      21 de setembro de 2010

      Boa tarde Juba MV,

      Não sei se vc encontratá essas musicas do grande AGEPE, mas com certeza achará outras canções dele. No seu navegador é só digitar 4share.

      Um abraço

      Mauricio (mauricio@unicamp.br)

Os comentários estão desativados.

Informação

Publicado em 15 de setembro de 2007 por em Momento saudade.

Categorias