Central de Notícias

jornalista Guilherme Guidorizzi

Dante Ruy, ator, aos 82

atualizada dia 22/02: Morreu na tarde de ontem, em São Paulo, aos 82 anos, de infecção pulmonar, o ator Dante Ruy. Entre seus papéis mais marcantes estão o Agenor na primeira versão da novela “A Viagem”, na TV Tupi, e Caetano, de “Meu Pé de Laranja Lima”, nos anos 80, na Bandeirantes. Seu último trabalho na TV foi na minissérie “Rabo de Saia”, na Globo, em 84.

Dante Ruy atuou em novelas como “Meus Filhos, Minha Vida”, “O Direito de Nascer”, “Acorrentada” e “Os Imigrantes”. No cinema, esteve em diversas produções. Entre elas, “As Aventuras de Mário Fofoca” e “Mulher…Sexo…Veneno”. O ator deixou três filhos.

25 comentários em “Dante Ruy, ator, aos 82

  1. sergio alessandro braga
    15 de agosto de 2014

    Olha eu gostava muito do trabalho dele eu gostava tbem quandi ele fazia o sr agenor mas os dois agenor nos deixou o jonh herbert e ele tbem eu quero que saiba que tenho certeza que ele esta nos nossos coracoes ele sempre sera bem lembrado no que depender de mim! Infelizmente nao tenho fitas que lembre desse excelente ator

  2. Jose Adilson Sabino
    28 de julho de 2014

    Regina e Thiago, Boa Tarde,!!! Sou um profissional da área Imobiliária e tenho interesse em um imóvel em Pinheiro na rua Gilberto sabino.consta como proprietário no Registro de Imóveis seu Pai. ou sua .Avó dona Francisca Ribeiro Vanuchi (acho Eu) Gostaria de saber como posso me inteirar melhor sobre o assunto. Meus agradecimentos. As@adimov.com.br Cel. 11 982 560 300.
    Adilson

  3. Addy Holder
    9 de abril de 2014

    Um dos melhores atores desse país e um dos mais injustiçados, certamente. Saudades do Caetano de “O meu pé de laranja lima” , que brilhante atuação! …… é lamentável as emissoras terem dado importância alguma diante do fato quando ocorreu em 2008… a Globo, dá nojo nessas horas….. exalta os modelinhos, pseudo-atores e ignora os monstros sagrados da TV e do teatro, a menos que façam parte de seu elenco. Uma lástima.

    O Dante é um daqueles caras que eu gostaria de ter conhecido um dia….. jeitão de gente boa….. que esteja na memóia de Deus. Abraços aos familiares.

  4. Heitor Vianna
    13 de novembro de 2013

    Agradeço a atores como Dante Rui, em seu marcante papel de seu Caetano em O Meu Pé de Laranja Lima 1980, uma das melhores historias brasileiras. Sou muito critico e há muitos anos não vejo novelas, pela má qualidade das atuais. Felizmente tenho em fitas VHS, a maior parte de O Meu Pé de Laranja Lima 1980, que gravei da Band. Agora mesmo estou revendo. Desempenho espetacular de Dante Rui e demais atores dessa novela. Congratulações a seus familiares. De Heitor Vianna – Araruama RJ – 13/11/13 – muamar@r7.com. Tel. (22) 98167-1444 (Tim).

    • regina vanuchi
      27 de janeiro de 2014

      Muito obrigada,

      Regina Vanuchi e Thiago Vanuchi filhos

  5. Celia Maria de Oliveira Cavalcante
    17 de julho de 2013

    Minha tia foi vizinha do ator Dante Ruy, mas eu pensava que ele era ator somente de novela de rádio, mas para você Regina me lembro de você , seu pai, sua mãe e sua irmã, abraços, pois estive naquela rua, e vi que a maioria das casas foram demolidas, um abraço Célia

  6. roseli maciel dos santos ishikura
    22 de junho de 2013

    Regina acompanhei algumas novelas seu pai trabalhou e sempre com entusiasmo pois minha falecida mãe Ernesta Vanucchi dizia que ele era seu primo, e realmente havia semelhance entre ele e meu avô Alfredo Vanucchi. Na família havia tb outro Dante que tb era primo, mas seu nome era Dante Vanuchi. Fico pesquisando sobre os familiares afim de saber da história da família, como tb faziam minha mãe e sua falecida irmã Zaira. Lamento a perda de seu pai, meus sentimentos, mas fiquei sabendo de seu falecimento hoje através da internet

    • regina vanuchi
      27 de janeiro de 2014

      Roseli, boa tarde.

      So estou lendo hoje esta manifestaçao de carinho.

      Que eu saiba o nome da minha bisavo era ZAIRA,

      Vamos manter contato, meu e-mail reginavantur@terra.com.br

      Bjos Regina

      • Palmari Vanuchi Brandao
        21 de junho de 2016

        Ola Regina, em pesquisa sober menu avô Alfredo, cheguei ate este site.
        Minha mãe, Genny Vanuchi, é a filha mais nova do Avô Alfredo, que creio ser seu tio, sou Prima do Roseli, da qual, vi uma postagem aqui.
        Minha Mãe cita nomes como, Tia Emilia, tio Guilherme esposo da Tia Bimba, tio Tunico, Primo Mario,enfim.
        No ensejo, apesar do tempo transcorrido, Minha Mãe, Genny e Familia manifestam os sentimentos pela sua perda.

        Meu contato:
        palmari-brandao@hotmail.com

  7. Gilberto Pires
    2 de fevereiro de 2012

    Regina, boa tarde ! O Dante foi muito amigo do meu pai, mais muito mesmo … Acho que ele já deve ter falado sobre o Toninho, Farias. Ficamos muito triste qdo soubemos (via internet). Grande abraço,

    • regina vanuchi
      27 de janeiro de 2014

      Muito obrigada, pelo seu carinho

      Abraços, Regina

  8. deise
    15 de setembro de 2009

    n sabia que este grande ator tinha falecido.lamento muito, ele era um grande ator. lembro dele no meu pé de laranja lima. com o personagem ” SEU CAETANO” . ABRAÇOS A TODOS DA FAMILIA

  9. regina vannuchi
    4 de agosto de 2009

    obrigada por toda manifestaçao de carinho, pelo meu pai.

    REGINA VANNUCHI ( FILHA)

  10. Paulo Roberto
    23 de dezembro de 2008

    Rosana.sobrinha de Dante Ruy,meu email brucebhz@yahoo.com.br
    Era muito fã de DAnte Ruy,principalmente na novela A Viagem versão 1975 onde ele contracenava com Elaine Cristina,Lúcia Lambertini,Ricardo Blat,Ana Rosa e Wilma de Aguiar.Lúcia Lambertini (D. Cidinha) e Wilma de Aguiar (D. Fátima) desputavam o amor dele.

    Abraços.
    Paulo

    • regina vannuchi
      4 de agosto de 2009

      MUITO OBRIGADA POR SUA PALAVRAS DE CARINHO.

      ABRAÇOS REGINA VANUCHI (FILHA)

  11. Paulo Roberto
    23 de dezembro de 2008

    Por favor,Rosana sobrinha de Dante Ruy,gostaria de entrar em contato com vc.Curtia de montão o dele na novela a viagem 1975 do Seu Agenor.Estou aguardando.
    ABÇS.
    Paulo

  12. Teca La Macchia
    24 de julho de 2008

    E achei outro recorte: Folha de SP, 30/8/72: ‘DANTE RUI, um Sancho Pança bem à vontade” – pena que omitiram o nome do crítico. Mas pesquisando no arquivo do jornal é possível recuperar essa informação.

  13. Teca La Macchia
    24 de julho de 2008

    Acabo de conhecer o site por força de uma pesquisa que estou fazendo sobre Teatro. Ao deparar com matéria de página inteira da Folha da Tarde de 22/AGOSTO/82, com a manchete “O papel caiu como uma luva: DANTE RUY, o Sancho por excelência”, procurei no google e fui direcionada para este site.
    Então, é bom que saibam que além de TV e Cinema, Dante Ruy foi um premiado ator de teatro.
    Abraços,

    • regina vannuchi
      4 de agosto de 2009

      OBRIGADA, PELO RECONHECIMENTO DO TRABALHO DO MEU PAI.

      ABRAÇOS REGINA ( FILHA)

      • simone 0.0
        6 de abril de 2011

        oi regina sobre o seu pai foi muto amigo da avó do meu marido que conta lindas histórias de como ele gostava de cozinhar, fazia nhoque muito bem ia jogar todas as noites na casa dela em pinheiros, meu marido tbm conheceu seu pai……. a nossa vózinha ficaria muito feliz em saber qquer notícia de vcs ela ainda é muito lúcida!
        abraços!

  14. Cacá
    1 de março de 2008

    Estava curioso para saber por onde andava o Dante Ruy; Gostei muito do seu trabalho em Meu Pé de Laranja Lima. Na verdade só assisti a reprise nos anos 90 pois tenho apenas 25 anos. Gostaria de lembrar que o DANTE RUY atuou também no Filme “Jecão um Fofoqueiro no Céu” ao lado de MAZZAROPI, também participou da novela “Meu Bem Meu Mal” apesar de não ter sido creditado e ainda atuou em um “Caso Especial do SBT” e na novela “Sangue do Meu Sangue” ao lado de Osmar Prado, Othon Bastos e Rubens de Falco em 1995, este sim seu último trabalho na TV. Que Deus o tenha. Eu e minha mãe já nos divertimos muito com o seu Caetano de “Meu Pé de Laranja Lima”. Infelizmente nem todos os grandes atores, como era o Dante Ruy, são lembrados da maneira como deveriam ser lembrados.

    • regina vannuchi
      4 de agosto de 2009

      OBRIGADA PELA ATENÇAO E SUAS PALAVRAS AO TRABALHO DO MEU PAI.

      FICO MUITO FELIZ

      REGINA VANNUCHI ( FILHA)

  15. Maria Lúcia
    23 de fevereiro de 2008

    Como faço para entrar em contato com Rosana, sobrinha do autor Dante Ruy que deixou o comentário em 21/02/2008?

    Obrigada

    Maria Lúcia Ramon

  16. rosana cunha
    21 de fevereiro de 2008

    Obrigada pela materia, muitas vezes são esquecidos , até dados como mortos ainda em vida .
    Foi uma excelente ator , apesar de estar fora das telinhas, seu principal divertimento era a leitura , e a TV .
    Deixa 03 filhos , a causa da morte infeccão pulmonar , 82 anos .

    Abraços
    Rosana (sobrinha Dante Ruy)

    • simone 0.0
      6 de abril de 2011

      rosana tbm gostaria de entrar em contato contigo a avó do meu marido (que ainda é viva) foi muito amiga do dante, eles jogavam tranca juntos quando moravam em pinheiros, só poucos dias atrás procurando notícias dele no google p ver se localizava p fazer uma surpresa descobrimos da morte, ela ficou muito triste. mas qualquer coisa ou pessoa ligada á ele á deixaria muito feliz,
      obrigado
      Simone.

Os comentários estão desativados.

Informação

Publicado em 20 de fevereiro de 2008 por em Obituário.

Categorias