central de notícias

especializado em TV/por Guilherme Guidorizzi

Um “Carrossel” de emoções

O SBT anunciou que irá produzir a versão brazuca de “Carrossel”, fenômeno em 1991/1992 e que ganhou reprises por três oportunidades, além de dois ‘remakes’ (‘Carrossel das Américas’ e ‘Viva às Crianças’). Escrita por Abel Santacruz, foi estrelada por Gabriela Rivero, hoje mãe de três meninas, somou 375 capítulos, esteve no ar no México entre 1989 a 1990.

De todo o elenco, apenas Ludwika Paleta seguiu com sucesso na carreira artística. O ‘CENTRAL’ relembra algumas das inúmeras aventuras vividas por Mário, Cirilo, Valéria, Jaime, Maria Joaquina, Alicia, David, Marcelina e Daniel, a mais famosa turma de 2º ano, da fictícia Escola Mundial.

  • SEQUESTRO 1: ‘Carrossel’ foi uma novela infantil, mas dois personagens acabaram virando reféns. Primeiro, Maria Joaquina vê que sua casa é invadida por assaltantes. A riquinha não pensa duas vezes e vai atrás dele. Acaba sequestrada, mas é salva pela ‘Patrulha salvadora’, ou seja, o grupo de garotos do 2º ano.
  • SEQUESTRO 2: Tempos depois, David quer fazer uma prova de amor pra Valéria e acaba sequestrado por um trio liderado por um anão da terceira idade. David segue os conselhos de Mário e Paulo e acaba indo para um cemitério na calada da noite.
  • DOENTES: ‘Carrossel’ poderia ser, sim, passada num hospital no melhor estilo ‘Plantão Médico’. Não podemos esquecer que o pai de Maria Joaquina é o melhor médico do mundo nas humildes palavras de sua filha. O doutor Miguel Villa Señor sempre estava pronto para acudir quem quer que fosse. Carmem, a aluna mais pobre de todas, sofreu crise de apendicite. Assim como Alicia. Logo nos primeiros capítulos, o bondoso Firmino, o porteiro que era viúvo, quase perdeu a vida, mas acabou salvo pelo médico. O doutor Miguel operou ainda Natália, a madrasta de Mário. Já a avó de David também ficou na ‘corda-bamba’.
  • ACIDENTES 1: Vários personagens quase passaram dessa para uma melhor durante ‘Carrossel’. Ao voltar de viagem, a professora Helena sofreu um acidente de ônibus ao lado da mãe. Helena acabou internada em estado grave. Após ser proibido pela mãe de brincar na rua, David não a obedeceu; Rebeca, sua mãe, corre atrás dele, mas acaba atropelada e para numa cadeira de rodas. Contudo, porém, ela volta ao andar quando vê que o filho quase despenca da janela ao tentar pegar uma pipa.
  • ACIDENTES: 2: Quem também sofreu um acidente foi a mãe de Maria Joaquina, Clara, que colidiu seu carro. Uma transfusão de sangue da mãe de Cirilo, Paula, salvou a vida de Clara. Rafael, o mecânico que era pai de Jaime, acendeu um fósforo para fumar um cigarro, mas acabou provocando uma explosão na sua oficina, sofrendo queimadura nas pernas. A irmã mais nova de Mário também foi atropelada, na parte final da trama.
  • TELETON: A filha da professora Glória, Irene, já aparece paralítica na novela. Mário encontra um labrador na rua e fica com ele, mas o cãozinho, de nome Caramelo, tinha se perdido de sua dona, uma menina rica e paralítica. Mário devolve o cão e ganha outro, um pastor alemão que recebe o nome de Rabito.
  • SEMPRE CABE MAIS UM 1: A classe da 2ª série da Escola Mundial ganhou alunos novos durante seus mais de 350 capítulos. Foram eles Mário, Margarida e Jorge.
  • SEMPRE CABE MAIS UM 2: Mesmo em situações precárias, Mário conseguiu criar um cachorro (Rabito) e um coelho (Fucinho).
  • SEMPRE CABE MAIS UM 3: Além de Helena e Glória, outras professoras ganharam destaque. Suzana veio substituir Helena durante sua viagem. Já Renê, o professor de música, substituiu Matilde.
  • SEMPRE CABE MAIS UM 4: Dorotéia entrou no meio da história para ajudar Firmino na limpeza da escola.
  • SEMPRE CABE MAIS UM 5: Clementina entrou no meio da história. Assim como o irmão mais velho de Jaime, um garoto que adorava rock pesado. Nos capítulos finais, um outro garoto, Abelardo, apareceu com um drama: o pai e o avô paterno não se bicavam.
  • UMA MÃO AJUDA A OUTRA: Ao ver o pai demitido, Valéria resolveu fazer roupinhas de boneca para vender. Já o gorducho Jaime acordava cedo para ir num bairro distante buscar Carmem, depois que o pai dela foi transferido e a família, obrigada a se mudar de casa. Após sofrer o seu acidente, Rafael acabou culpando, injustamente, o filho. Carmem ganhou ainda sapatos novos bancados por Maria Joaquina.
  • SUMIDOS: Em seu último capítulo, ‘Carrossel’ mostrou vários alunos reunidos num parque. Os garotos apareceram de fraque e as meninas, de vestido à moda antiga. Cirilo, porém, não estava no grupo, assim como Kokimoto.
  • POLITICAMENTE INCORRETO 1: Cirilo e Jorge tinham um carrinho movido à bateria. O do primeiro era preto e o do segundo, branco.
  • POLITICAMENTE INCORRETO 2: Maria Joaquina disse que Cirilo só se casaria com a macaca Xita. O pobre Cirilo chegou a pisar no pé de sua amada após levar um fora.
  • POLITICAMENTE INCORRETO 3: Na sua chegada à escola, Mário provoca a ira de todos e faz Helena chorar. Ele acaba amarrado numa cadeira por seus colegas.
  • POLITICAMENTE INCORRETO 4: Após aprontar, todos os alunos se recusam a falar com Maria Joaquina. A riquinha desiste de ir às aulas, tamanha a indiferença de seus colegas. Eles, aliás, chegam a pensar em pendurar a loirinha numa trave em cima de um formigueiro.
  • POLITICAMENTE INCORRETO 5: Laura e Jaime viviam sendo chamados de gordos e outros adjetivos relativos.
  • O BOM SAMARITANO: Seu Morales, o dono da Escola Mundial, salvou a pátria da turminha várias vezes. Ele deu emprego ao pai de Carmem e à professora Helena. Também ajudou o pai de Valéria.
  • TRIÂNGULOS AMOROSOS, QUADRILÁTEROS E PENTÁGONOS: Cirilo, como todos sabem, era apaixonado por Maria Joaquina, mas ela só tinha olhos para Jorge. Carmem, porém, tinha uma queda por Cirilo. E Laura, por Jorge. David e Valéria brigavam muito, mas se amavam. Mesmo assim, o romance deu uma nova tremida com o surgimento de Margarida, apaixonada pelo judeuzinho. Uma amiga de David também provocou a ira de Valéria. Renê, o professor de música, tentou flerte com Helena, mas se apaixonou por Suzana.
  • FUGA: Paulo e Jaime fugiram de casa. O primeiro foi parar na casa de uma velhinha que confundiu o traquina com seu neto falecido – atropelado. O segundo encontrou um mendigo que tocava gaita.
  • CIGARROS: Em outra arte de Mário e Paulo, eles colocam cigarros na mochila de Margarida, a aluna de visual country.
  • MAUS EXEMPLOS: Valéria xeretou o caderno de Helena para saber as questões de um exame. Contudo, Paulo fez com que a colega de turma derrubasse uma caneta-tinteiro no exame. David acabou assumindo a culpa. Mais tarde, Jaime fez cópia da chave da diretoria usando um sabonete. Tudo para roubar um exame.
  • MAUS TRATOS: Nenhum aluno nunca apareceu apanhando, exceto nas brigas entre eles – que foram várias ao longo da novela. Cirilo x Jorge, Maria Joaquina x Valéria, Jaime x o namorado da prima de Valéria.
  • ALÔ, SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS!: Paulo, Mário e Cirilo esconderam galinhas dentro de um piano. Já uma amiga de David, filha de um delegado de polícia, cortou os pelos de um gato.
  • MENTIRAS: Cirilo sempre era alvo das enganações, olha só!, de Mário e Paulo. Entre inúmeras mentiras, ele achou que a diretora Olívia estava grávida e que ficaria branco se passasse um creme no rosto.
  • FURTO: Jaime nem era o mais travesso de todos – afinal, tal acunha era de Mário e Jorge -, mas por causa dos dois, ele acabou invadindo um quintal e roubando uma galinha para presentear uma prima de Valéria, bem mais velha que ele.
  • CÁRCERE PRIVADO: Clementina era vizinha dos fundos da escola. Suas tias não a deixavam sair de casa de jeito algum. Mário foi quem descobriu a garota, após uma bola cair no terreno vizinho e ele pular o muro.
  • ECUMÊNICO: David era judeu e o resto da turminha, católica. Cirilo foi sempre o mais carola de todos: sempre rezava para São Martim dos Pobres, um santo negro como ele.
  • TROCAS: Durante seus quase 400 capítulos, Firmino, Isaac, Ricardo e Clara tiveram dois intérpretes. No caso do porteiro, o personagem que era interpretado por um ator magérrimo e alto foi substituído por um gordinho de meia estatura. Já Clara que era loira de cabelos lisos ganhou uma nova versão: morena de cabelo cacheado. Isaac, o pai de David, e Ricardo, o de Valéria, também tiveram dois atores interpretando o papel.
About these ads

12 comentários em “Um “Carrossel” de emoções

  1. ingrid
    03/07/2012

    Carmem, a aluna mais pobre de todas, sofreu crise de apendicite. Assim como Alicia. Logo nos primeiros capítulos, o bondoso Firmino, o porteiro que era viúvo, quase perdeu a vida, mas acabou salvo pelo médico. O doutor …

  2. Gabi Silva
    06/12/2012

    euu queria que essa margarida nuunca tivesse apareciido! :(

    • amanda
      31/12/2012

      minha filha ela e mais bonita q valeria e mais legal viu gosta mais da margarida do q da valeria

      • Rafaela Oliveira
        08/01/2013

        olha amanda o davi gosta da valeria do que da margarida tá e o davi ama a valeria e como pode ver ela é que vai se apaixonar pelo davi mais tomara que a valeria torça o pescoço dela pra ele aprender a não dá encima de meninos que já está comprometido.falei disse.

  3. BRUNO
    12/12/2012

    meu deus, quanta emoçaõ hein, não gostei do fato em que david ser sequestrado não, amo todos!

  4. jak
    19/12/2012

    alguem sabe por que o cirilo e koquimoto nao apareceram nos finais da novela ?

  5. LORENA
    03/01/2013

    A MARGARIDA E SUPER LINDA E FOFA TOMARA QUE ELA ENTRE LOGO :)

  6. Rafaela Oliveira
    08/01/2013

    olha é só pra trazer audiência mais como a Lorena também quero que a margarida entre logo quero mais emoção mais é certo o davi ficar com a valeria e ele vai ficar com a valeria não se preocupe gabi.

  7. esther marcos
    24/02/2013

    oi gente sou a esther marcos margarida do carrossel sou fa de todos que sao meus fas

  8. Cristall
    07/04/2013

    E eu gosto da marcelina e queria que ela ficasse com daniel.Ai seria tao romantica.

  9. pain
    03/06/2013

    Paulo fica com alicia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15/06/2011 por em Televisão.

principais seções

TODAS AS CATEGORIAS

O ‘CENTRAL’ APOIA

INDICAMOS

Uma comédia de Pablo Diego. No Teatro Augusta, toda 4ª e 5ª às 21h

SIGA NO TWITTER

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: