Central de Notícias

jornalista Guilherme Guidorizzi

Filho de Grande Otelo pede ajuda na TV

joseprata.jpgNa tarde desta terça-feira, o ator José Prata, o Pratinha, participou do programa “A Tarde É Sua” (de Sonia Abrão na Rede TV!) pedindo ajuda para sobreviver, de acordo com o GC do programa. O ator que é filho de Grande Otelo e fez sua última novela – “Sinhá Moça”, ao lado do pai – na Globo em 1982, interpretou o Pichulé no seriado educativo “As Aventuras de Tio Maneco” na TVE do Rio.

Prata que começou sua carreira aos 14 anos, contou que dá aulas de interpretação para crianças e fez um curso de técnico de computação. Entre os seus outros trabalhos estão peças teatrais como “O Pagador de Promessas” e o infantil “A Turma do Pererê”.

31 comentários em “Filho de Grande Otelo pede ajuda na TV

  1. José Prata
    17 de novembro de 2015

    Meu currículo pode falar por mim:
    Pratinha, nome artístico de José Antonio Prata. Nasceu praticamente entre os palcos e as câmeras de cinema, filho de Grande Otelo, este ator veio ao mundo no estado do Rio de Janeiro no ano de 1958 (primeiro ano em que o Brasil foi campeão em uma Copa do Mundo).
    Aos 9 anos, assistindo os programas de TV feitos pelo pai, em companhia de outros grandes humoristas, fascinou-se com a magia daquela caixa de sonhos. Estudou no colégio Anglo Americano até a 8ª serie e lá participou de muitas montagens teatrais como:
    “PLUFT, O FANTASMINHA”, de Maria Clara Machado;
    “O PAGADOR DE PROMESAS”, de Dias Gomes, entre outros títulos.
    Teve sua estreia na TV no ano de 1970, com a participação em um caso especial sob a direção de Sergio Cardoso, denominado “O CASO DA CANETA”, onde fazia o papel de um menino pobre do morro que achava ter feito uma grande descoberta.
    Em 1972, foi chamado para participar da sua primeira novela, “A PATOTA”, de Maria Clara Machado, sob direção de Reinaldo Boury, interpretando a personagem “Tião”, rapaz de família pobre, cuja mãe (Zeni Pereira) era doméstica na casa de uma família de classe média.
    Em 1978, participou da novela “MARIA MARIA”, dirigida por Herval Rosano, e, mais tarde, em 1982, veio a trabalhar com o pai na primeira versão de “SINHÁ MOÇA”, na personagem “Bentinho”.
    No teatro também pôs à prova por várias vezes seu talento, interpretando diversas obras, dentre elas:
    LUCIA ELÉTRICA DE OLIVEIRA;
    O DRAGÃO E A FADA;
    AS AVENTURAS DE TIZINHO;
    O PAGADOR DE PROMESSAS; CONTRA-PONTO.
    Vem participando de projetos, produzindo diversos eventos comunitários e sociais, gravando para Rede Globo (programas Zorra Total e Linha Direta, Dalva e Herivelto, Dercy) e Rede Brasil (TV Educativa – programa A Turma do Pererê). Além de estar diretamente ligado aos projetos da CIA PROCÓPIO FERREIRA assumindo a cadeira de DIRETOR DE DEPARTAMENTOS, Ministrante Supervisor do Núcleo de Humor do projeto POPULARIZAÇÃO DAS ARTES, atuando como Professor no Módulo Avançado de Teatro com o projeto Transportando Arte no SEST/SENAT SG, no ano de 2006, apresentando o espetáculo SENHORAS D+.

  2. paula
    16 de novembro de 2015

    TEM MUITA GENTE QUE SE APROVEITA DE PARENTESCO PARA VIVER DE “BRISA” E NÃO QUER TRABALHAR, ATÉ QUE A BRISA PARA DE PASSAR, AÍ PASSA DIFICULDADE! CONHEÇO VÁRIOS EXEMPLOS E ESSE PODE SER MAIS UM.

    • Adilson Coelho
      19 de janeiro de 2016

      Deselegante você em Srª Paula, nossa !!!
      Meu Deus…
      Se não pode ajudar ao menos não jogue pedras.

  3. José Donato dos Santos
    28 de junho de 2015

    Olá José Prata, é uma pena que hoje em dia, as pessoas esquecem dos talentosos, que passaram pela dramaturgia, eu assistia a novela Sinhá Moça, todos os dias, e me lembro muito de você atuando no papel de Bentinho. Peço a Deus, que um dia algum diretor acorda, e te traga novamente a TV, porque você merece, pois é um ótimo ator, e tenho a esperança de te vêr novamente nas telinhas brasileira. Um grande abraço, e que Deus te abençoa e proteja.

  4. Harlei Cursino Vieira
    22 de outubro de 2014

    A TV Brasileira tinha que contratar esse grande ator para os seus filmes e novelas!

  5. Socorro
    28 de novembro de 2013

    Eu desejo toda sorte do mundo ao meu querido amigo Pratinha, grande ator, tão talentoso quanto o pai, grande beijo e boa sorte!

  6. ´Hélio Gontijo
    9 de agosto de 2013

    Gostaria de sanar algumas duvidas.Quando o seriado “Heureca”da Tve foi produzido em 1986 ele já tinha esse nome,ou se chamava”As aventuras de Tio Maneco”?Lembro vagamente da reprise em 1990,mas em 1994 e 1998 eu acompanhei na integra os quatro episodios:o matematico misterioso,os pombos do mago remendão,sos vila da agonia e o duelo dos robos,este não passou em 1998.Eu achava o programa educativo pois ensinava matematica nos episodios.Lembro da Fabiane Rocha,do Pixulé,da Bebete,do Professor Camargo(inclusive em minha cidade há uma rua com este nome)dos robos e do Maneco.Gostaria de saber se os atores receberam pelo trabalho ou se foi voluntario por ser uma emissora educativa,pois nas matérias com os atores que participaram do seriado este trabalho não é sequer citado,inclusive tentei acrescentar este trabalho na pagina do Francisco Dantas na Wikipédia e um tal Yangas retirou o acréscimo.

  7. Laura de Oliveira
    26 de novembro de 2012

    Quando eu era criança morava no subúrbio carioca de Inhaúma, na rua Dona Emília e na esquina morava um homem que era irmão do Grande Otelo. Ele vivia na pobreza e naquela época se comentava que o Grande Otelo não o ajudava. Isso foi nos anos 60.

  8. Pratinha Ator
    3 de janeiro de 2012

    Queridos amigos, estou postando aqui meus telefones para contacto e meu email, pra que possam me encontrar, desde já agradeço a todos o carinho.
    jasprata9@yahoo.com.br – celular 21 98566965.
    Desde já agradeço a todos pelo carinho de todos.
    Pratinha ator (Filho do Grande Otelo.
    Face Book : Pratinha Ator

  9. Nadja Vieira das Merces
    15 de dezembro de 2011

    Bom Dia, Jose Prata,
    Voce nao sabe, mais tem uma irma que mora em brasilia e gostaria muito de conhecer os filhos de Grande Otelo seus irmaos, ela e cabelereira e tem uma filha, se quiser conhece-la entre em contato no meu msn olhoslindos2011@hotmail.com que te passo o contato dela, um grande abraço e boa sorte no seu trabalho.

  10. guilherme pires
    7 de dezembro de 2011

    moro no porto em portugal vi muitos filmes do teu pai.é triste saber que na televisão ha muito interesse,me desculpe a franquesa,penso eu que os artistas da raça negra são muito afastados do meio televisivêl.um abraço espero receber notiçias.GUILHERME

  11. Sergio Jose
    9 de agosto de 2011

    Grande amigo

    Sou Sérgio…estudamos juntos em copabana.

    Manda seu contato.

  12. valeria aparecida de souza
    10 de maio de 2011

    ola Jose Prata, ha muito tempo desejo saber se somos parentes, fui adotada aos 5 anos de idade e durante o meu tempo de primario lembro-me que eu ainda escrevia o meu nome de Leia Aparecida Prata.hoje tenho 44 anos, vim de São Paulo com 5 para 6 , de pois que meus pais adotivos me registraram com este outro nome. Lembro~me que na certidão ainda preenchida a mão que o nome dos meus pais era José Prata e minha mãe Benedita Aparecida Prata , nasci no dia 5 de fevereiro de l967 em São Paulo, meus pais adotivos não me contam nada e nunca contarão, tenho vagas lembranças de quando eu era pequena ainda em São Paulo, lembro-me também de umas garotas comigo, será que eram minhas irmãs? Tenho desejo enorme de conhecer meus parentes biologicos e minha refencia e voce, o que você sera meu? Olha, moro em Praia Grande, litoral paulista, rua A 431, Jardim Quietude, telefone 34722485. Por favor procure saber se somos parentes? Ficarei aguardando anciosamente.

  13. Douglas de Souza Vieira
    26 de junho de 2010

    Também eu assistir da Drama do ator José Prata filho grande saudoso ator Grande Otelo(falecido em 1993) no Programa A Tarde é Sua,apresentada pela nossa amiga Sônia Abrão na RedeTV! no dia 12 de Fevereiro de 2008(terça-feira).

  14. Douglas de Souza Vieira
    26 de junho de 2010

    As Aventuras de Tio Maneco da TV Educativa ou TVE RJ ou TVE BRASIL(atual TV Brasil) – Canal 2 – do Rio de Janeiro(RJ).

  15. Douglas de Souza Vieira
    26 de junho de 2010

    A Minha Mãe não viu

  16. FERNANDA
    19 de fevereiro de 2010

    hoje mesmo estava conversando com um amigo meu sobre o seriado (as aventuras de tio maneco) eu adorava. falei no pichulé e esse meu amigo me disse q. o pichulé era o filho do grande otelo. eu havia ate me esquecido disso e procurei no google ate encontra-lo. q. decepção.. q. vergonha isso q esta acontecendo com ele.
    um otimo ator. filho de um monstro da tv e enquanto isso esta fazendo sucesso e ganhando dinheiro quem nao merece.
    é isso ai…
    sem mais.

  17. EDY LEMOS
    1 de agosto de 2009

    OLÁ! PRATA,ÉS FILHO DE UMA ESTRELA QUE ACOMPANHEI QUASE TODA A MINHA VIDA ATÉ A HORA DA SUA MORTE, SOU DE MOSSORÓ-RN, ARTISTA (CANTOR)MAS FAÇO CARREIRA EM PORTUGAL. MEU QUERIDO NÃO SOU FILHO DE ESTRELA, MAS SOFRO O MESMO QUE VOCÊ, NUNCA FUI RECONHECIDO NO MEU PAÍS, OS MEUS PADRINHOS SÃO ANGELA E CAUBY, FIZ CHACRINHA, ANGELICA, XUXA, BOLINHA, EM PORTUGAL FIZ 54 PROGRAMAS DE TV, VIAGEI 76 PAÍSES, FUI DISCO DE PRATA, OURO E PLATINA, MAS VIVO TRISTE POR NÃO SER RECONHECIDO NA MINHA PÁTRIA. CONHECÍ SEU PAI NO TEATRO RIVAL, TIVEMOS HORA CONVERSANDO, ELE ME ASSISTIU NO BOLA PRETA, AMOU A MINHA VOZ, CANTEI PRA ELE AVE MARIA E AQUARELA BRASILEIRA. OLHA!!!TAMBEM ACOMPANHEI SEU TRABALHO, QUE PENA!!!QUE ACONTEÇA ISSO COM VOCÊ, NÃO POR SER FILHO DE UMAGRANDE ESTRELA, MAS POR SERES TAMBÉM FILHO DE UMA GRANDE EMPRESA, CHORO POR TÍ, POIS A MINHA ALMA ESTÁ TRISTE COM A SUA HISTÓRIA, MEU DEUS!!!ISSO NÃO PODE ACONTECER…ARTE, É ARTE, E TEM QUE SER RECONHECIDA. AMO MEU PAÍS, MAS TENHO DESGOSTO DELE…MEU IMAIL…cantomundo@hotmail.com, MANDE O SEU QUE QUERO TE ENVIAR MEU ULTIMO CD PRA VOCÊ. UMA JOKA NO CORAÇÃO, QUE DEUS TE ILUMINE, TOU EM ALERTA, CORAGEM, BUSCA,NÃO PARE!!!CONTINUE…EDY LEMOS COIMBRA-PORTUGAL

  18. Sandra Ribeiro
    14 de maio de 2009

    Sinto muito por esta situação… Mas vindo de um país onde não se reconhece TRABALHO, não é novidade.
    Os brasileiros, de maneira geral, valorizam, sim, o que não faz parte de nossa cultura, pois o que temos aqui sequer é assistido!
    Grande Otello, um super ator, alegre, radiante como foi, deixa um filho que hoje precisa pedir ajuda porque não consegue, nem mesmo ser reconhecido pelo que ele próprio é, muito menos ser considerado por quem foi seu pai.
    Torço por vc e desejo boa sorte na sua vida. Continue na luta, pois aqui temos que trabalhar muito pra ter nosso suor valorizado!
    Um grande abraço.

  19. joao paulo
    6 de dezembro de 2008

    nãoa credito que o filho de Grande Otelo esteja pedindo ajuda so no Brasil olha so muito fã da globo mas tem horas q naum entendo as atitudes gente e filho do Grande otelo nosaa um mostro da Dramaturgia brasileira o que é isso desejo boa sorte jose prata

  20. Sonia Gomes
    3 de junho de 2008

    Boa tarde Deise !!!!!
    Sou do mulher do Pratinha
    E o email dele p/contatos profissionais é dandaraprod@gmail.com.
    Aguardo o retorno. Sonia Gomes

    • Pratinha
      12 de abril de 2016

      por favor amiga corrija este tópico, bjs

  21. DEISE DE BRITO
    20 de maio de 2008

    Olá,

    Li o comentário sobre a reportagem do filho ator Grande Othelo e desejo saber se há possibilidades de me enviar um contato eletrõnico do mesmo pois queria conversar com o ator á respeito assuntos profissionais.

    Obrigada,

    Deise de Brito.

    • Pratinha
      30 de janeiro de 2010

      Só agora fiquei sabendo da sua vontade de fazer contacto por favor me envie o seu email

      Atenciosamente

      JOSÉ PRATA

      • MAGRACE SIMÃO
        29 de agosto de 2010

        PRATINHA,NÃO SEI SE VOCÊ SE LEMBRA DE MIM LÁ DE BRASÍLIA. ESTOU ENVIANDO ESTE E.MAIL, TALVEZ NO LOCAL ERRADO. TENHO UM MATERIAL DE SEU PAI. CREIO QUE MUITOIMPORTANTE.JÁ OFERECI PARA DOAR PARA VÁRIOS ORGÃOS. E SEQUER RECEBI RETORNO. SE TE INTERESSAR ME PASSE UM E.MAIL E EU ENTRO EM DETALHES COM VOC~E. SÓ NÃO QUERO QUE ESTE MATERIAL VÁ PARA O LIXO QUANDO EU MORRER. TENO HIV E NUNCA SE SABE. UM GRANDE BEIJO, SUA MAGRACE

      • jose prata
        28 de abril de 2015

        celular tim 21981808031

    • jose prata
      28 de abril de 2015

      Pratinha 21981808031

    • Pratinha
      12 de abril de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 12 de fevereiro de 2008 por em Televisão.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: