central de notícias

especializado em TV/por Guilherme Guidorizzi

Jornalismo

A série especial sobre os 26 anos do SBT começa com o jornalismo, que sempre teve altos e baixos. O jornalismo da emissora começou a ganhar destaque em agosto de 88, quando Bóris Casoy (foto) estreou na TV, no “TJ Brasil”, que revolucionou a linguagem jornalística ao colocar a figura do âncora-apresentador, algo inédito até então.O “TJ” substituiu o “Noticentro” e gerou o “TJ praça”, que ocupou o lugar do “Cidade 4″ e seus ‘irmãos’. Em cada estado, o “Cidade” se associava ao número do SBT no ‘line-up’. Em 1991, em maio, surge o “Aqui Agora”, inspirado em um telejornal argentino. O “Aqui Agora” (foto abaixo) mesclava reportagens policiais, fofocas da televisão, defesa do consumidor e comentaristas como Enéas e Maguila. No mesmo ano, Lilian Witte Fibe assume o comando do “Jornal do SBT”, que entre idas e vindas, está até hoje na grade.

Em 93, Eliakim Araújo e Leila Cordeiro são contratados pelo SBT e passam aa.jpgpor vários programas da casa. Ainda nos anos 90, a emissora teve o telejornal matutino “Aqui Brasil”, com Patrícia Godoy, e “TJ Internacional”, à noite, com Hermano Henning. Além, do “Show de Notícias”, nos domingos de manhã, com Ivo Morganti. O jornalismo da emissora estreou nova fase em 2005 com a contratação de Ana Paula Padrão e em março seguinte, de Carlos Nascimento.

Atualmente, além dos telejornais, a emissora exibe o “SBT Repórter”, estreado em 95, e que já teve vários apresentadores. Entre eles, Marília Gabriela e Hermano Henning. A outra produção é o “SBT Realidade”, com Ana Paula Padrão. Não se pode esquecer de Goulart de Andrade, que apresentou diversos programas, como o “Comando da Madrugada” e o “Programa Goulart de Andrade” e do “Documento Especial”, um dos marcos jornalísticos dos anos 90.

Fotos: Divulgação e site TVSBT.

7 comentários em “Jornalismo

  1. Rosano
    16/11/2007

    Eu recebi uma mensagem as 23:45 dizendo que fui contemplado com um ford ecco esport 0km nos 25 anos do SBT recarga primiada e dizendo para eu ligar de um telefone fixo grátis para o numero 0218599814599 eu liguei e uma pessoa me atendeu da mesma forma que vocês, dizendo que eu teria que depositar 1% do valor do carro que era 45.000,00 no inicio eu ate acreditei cheguei a dar o meu nome todo, mas fiquei curioso e entrei na internet e logo vi que era tudo mentira. Só fiquei chateado por ver tantas pessoas sendo iludidas da mesma forma que eu foi.
    Gostaria muito que a direção do SBT o próprio GUGU divulgasse esse foto porque eles não vão para enquanto as autoridade não tomar providencia de colocar a mão nesses caras, espero que isso aconteça um dia.

  2. amarildo sales dos sanos
    08/12/2008

    eu receb uma mensagem dizendo q fui comtemplado nos26 anos do programa domingo legal por favor mande pra meu imail se isso e verdade

  3. Edilson Antonio Macedo Azevedo
    20/04/2009

    Minha enteada recebeu um sms escrito que ela havia ganhado um automóvel gol. Estão usando o nome do SBT para uma possível Fraude. Façam uma reportagem sobre o assunto, é do interesse de vocês tambem. Aguardo respostas um abraço a todos.

  4. maria de fatima
    03/09/2009

    ñ da para acredita.motivo eu acho q o sbt ñ deveria pede mais de 6 cartão de credito

  5. COSMA ..............
    25/01/2010

    OI EQUIPE DO DOMIGO LEGAL.ESTOU ESCREVENDO,PARA DENUNCIA VANDALISMO POR TELEFONE;NOIS UTIMOS DIAS ACOMTECEU,UM PEQUENO TROTE QUE SER TONOU .A VIDA DE UM,A PESSOA FELIZ E A]MESMO TEM PO INFELIZ ;POIS DURANTA ESSA SEMANA CH….OBRIGADO

  6. paulo henrique
    10/10/2013

    eu ñ so contras bala de borrachas pq estes povos esta de mais msm uma vergonha isto também cupa do gornos qe ñ faz nada pra qe tds isto nen acorda vcs esta dormindo cade segurança do brasil

  7. Ana Paula
    25/10/2013

    A minha naõ e respostas mais sim uma pergunta. As autoridade os senhores juiz naõ autoriza uma maē sair do Brasil com os seus filhos, fala que o pai tem que autorizar. Senhor juiz essa e a única lei que eu vei que funciona,no Brasil a deis anos eu tento que o meu ex marindo pague uma pensaõ, as carta precatórias chega na casa dele e eu nunca vem ele pagar nada,ele rir das lei fala que nunca vai pegar ele que naõ dar nada, eu sou casanda com uma pessoa da Europa e naõ consigo viajar com os meus filhos por que ele naõ autoriza procuro ajunda,mais naõ tenho soluçaõ um filho tem que ter pai mais naõ só no registro, para que os senhores pede autorização,para letra em um papel que tem o nome de registro. Por que na teoria essas crianças nem conhecer o homem que registrou elas um pai de enfeite, e para isso a essa lei.naõ seria melhor que quando esses pais registra-se essas crianças eles teria que assinar um termo de ajunda rã cuidar delas.os meus foi registrado depois dessa lei nunca veraõ o homem que regitraraõ eles, esse indivendo que registrou ele sem a minha,prenseça só fiquei sabendo anos depois.este homem os meus filhos nunca veraõ nunca deu nada, para os meus filho tenho vários papéis que prova.e o pior de tudo e que como o meu marindo e da Alemanha eu estou quazer mim divorciando por causa que eu naõ consigo uma autorizaçaõ,para acompanhar o meu marindo.senhores da autoridade mim descupa mais isto e lei. Se eu provo que os meus filho e eu que cuido sò que.mais de 100 papéis que ele nunca ajundou nada. Aonde estaõ vocês autoridade do Brasil se um pai naõ ajunda ha mais de deis anos e nem ver os seus filhos a deis anos mim responde qual a autoridade que essa pessoa ainda tem.se um de vocês quezer mim ajunda réu peço ajunda para ir com o meu marindo para a Alemanha eu princiso de uma autorização judicial pela amor de deus.e sempre lembra que eu tento a deis anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

principais seções

TODAS AS CATEGORIAS

O ‘CENTRAL’ APOIA

SIGA NO TWITTER

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: