central de notícias

especializado em TV/por Guilherme Guidorizzi

Top 10 – Humoristas femininas

Nesta semana o “Top 10″ lista as maiores damas do humor.

  1. Dercy Gonçalves - Falecida este ano, aos 101, Dercy Gonçalves brilhou por oito décadas no cinema, teatro e televisão. Apresentou programas e estrelou humorísticos e novelas, como “Fala Dercy” e “Cavalo Amarelo”. A irreverência e o deboche foram suas marcas registradas.

  2. Maria Tereza – Nascida em Cabreúva (SP), a humorista começou sua carreira na extinta TV Excelsior, onde apresentou um programa que levava o seu nome. Nos anos 80, foi contratada pelo SBT onde integrou o elenco de “A Praça é Nossa”. Criou personagens como Mãe Mundinha, Lady Grace Benedita e Dona Vamércia, a Fofoqueira. Esteve ainda em “A Cidade se Diverte” e “Reapertura”. Faleceu em 1999.

  3. Nair Bello - A risada contagiante acompanhou a humorista por quase seis décadas. Nair atuou no cinema e na TV, onde participou de novelas, séries e programas humorísticos. Estrelou “Casa de Irene”, interpretou a dona Patsa de “Escolinha do Golias” e a dona Santinha de “Zorra Total”. Participou ainda de “Kubanacan”, “A Viagem” e “Bronco”. Morreu em 2007.

  4. Zezé Macedo - Ao lado de Chico Anysio, interpretou dois de seus mais famosos personagens: a dona Bela da “Escolinha do Professor Raimundo” e a Biscoito, esposa do Tavares em “Chico Anysio Show”. A carreira no cinema começou nos anos 50, onde esteve em diversos filmes, na companhia de Oscarito e Grande Otelo, atuando em chanchadas e porno-chanchadas. Faleceu em 1999.

  5. Consuelo Leandro - A paulista de Lorena ingressou no meio artístico através do curso de dança no Teatro Municipal. De lá foi para a Rádio Nacional, onde esteve no elenco do “Balança, Mas Não Cai”, e para o cinema, fazendo filmes como “Gugu, o Bom de Cama”. Na “Praça da Alegria” criou a personagem Cremilda, a ricaça esposa do Oscar. A Lili Bolero de “Cambalacho”, a Lola de “A Praça é Nossa” e a Severina da “Escolinha do Golias” foram outros de seus tipos marcantes. A humorista também morreu em 1999.

  6. Fafy Siqueira – A atriz e humorista que se destaca pelas imitações de Roberto Carlos e Golias surgiu na TV em 86, no papel de Fifi na novela “Hipertensão”. Depois, foi para o elenco de programas como “A Praça é Nossa”, “Escolinha do Professor Raimundo” e “Zorra Total”. Entre seus personagens mais lembrados estão Gardênia Alves e Lusa do Canindé, a esposa do ACM, Antero Carvalho de Moraes.

  7. Zilda Cardoso – A estréia na TV, nos anos 60, logo lhe rendeu um programa fixo. Atualmente afastada da televisão, coleciona programas humorísticos, a novela “Meu Bem, Meu Mal”, o seriado “Delegacia de Mulheres” e filmes no currículo. A Catifunda, a mulher desbocada com um charuto na boca e um chapéu amassado na cabeça, atravessou gerações.

  8. Cláudia Jimenez - A empregada Edileuza do “Sai de Baixo” e a fã número 1 da Xuxa, dona Cacilda da “Escolinha do Professor Raimundo” são até hoje os personagens mais lembrados da humorista carioca. Cláudia Jimenez também esteve em novelas como “Ti-Ti-Ti” e “Torre de Babel”.

  9. Regina Casé - Foi no grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone que ficou ganhou destaque. Em 86, atuou em “Cambalacho”, no papel de Tina Pepper e dois anos depois, na “TV Pirata”. Com Luiz Fernando Guimarães, estrelou o “Programa Legal”. Depois, vieram o “Brasil Legal”, “Muvuca”, “Um Pé de Quê?” e “Central da Periferia”, além de filmes e outras novelas.

  10. Nádia Maria - Natural de Recife (PE), Nádia Maria morreu em 2000, vítima de um câncer no cérebro, que havia lhe afastado dos palcos. A humorista estrelou filmes e foi vista em “Balança, Mas Não Cai” e “Escolinha do Professor Raimundo”, seu último papel, onde interpretou personagens que satirizavam personalidades como a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello.

About these ads

Um comentário em “Top 10 – Humoristas femininas

  1. Daniel Dorneles Nunes
    25/10/2008

    Guilherme, é um Top 10 de respeito. Como certamente isso passava meio batido por conta de Golias, Carlos Alberto, Patrícia e cia. e eu sei o nome certo gostaria de ajudá-lo: o nome correto da personagem de Nair Bello na Escolinha é Patsa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/10/2008 por em Televisão, Top 10.

principais seções

TODAS AS CATEGORIAS

O ‘CENTRAL’ APOIA

SIGA NO TWITTER

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: